quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tendinha Cultural - Euclides da Cunha - Bahia



Por José Dilson
Fonte: euclidesdacunha.com


Por iniciativa do velho poeta Ohniram Marinho, fundador da Tendinha Cultural, que tem feito trabalhos voltados para socializar e ressocializar crianças e jovens em situação de risco para a sociedade, residentes ou não nas áreas periféricas da cidade, chegou ao final, a oficina de dança com aulas ministradas por Glauber Lima, professor da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A oficina de dança (reciclagem) foi uma feliz iniciativa que matriculou 84 alunos e apenas, 14, deixaram de freqüentar o curso que teve duração de 8 dias, e foi dividido em turmas e sub-turma, principalmente para o período matinal, forma encontrada para atender a todos.

Inicialmente previsto para ser trabalhado o street dance - estilo que facilita improvisações nas aulas e estimula a criatividade dos alunos, Glauber Lima atendeu solicitação de várias mães de alunos e passou a trabalhar aulas de balé, que foi aceito de bom grado pela turma que não fez qualquer tipo de restrição à dança de representação dramática onde a música e a pantomima se combinam.

Satisfeito com a freqüência dos alunos e surpreso com a presença de muitos pais que também participaram das aulas, numa interação muito boa que contribuiu positivamente para o sucesso da oficina, Glauber Lima não se cansou de elogiar a iniciativa dos pais não só de participar das aulas, bem assim presenciar a seriedade de um trabalho que envolve arte e cultura que, em vários casos, ainda enfrentam algumas dificuldades sociais dentro da cultura regional.

Além de uma freqüência muito boa, o comportamento dos alunos não gerou qualquer tipo de indisciplina, o que facilitou bastante o trabalho de Glauber Lima, um ex-percussionista da Banda Cortejo Afro, que ganhou a simpatia de todos que participaram da oficina de dança, inclusive dos pais. A presença de Glauber foi exigida para outras oficinas que acontecerão futuramente disse o velho poeta Ohniram Marinho.

Aliás, Ohniram Marinho lembra e agradece o empenho dos funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia, em especial atenção para as pessoas do Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião e Aricelma Borges, Diretor Geral da Fundação Cultural e coordenadora da Diretoria de Música e Artes Cênicas, respectivamente.

A responsabilidade e seriedade das ações da Fundação Cultural ficaram evidenciadas nos telefonemas da direção para o velho poeta Ohniram Marinho e para Glauber Lima durante o período das aulas, sempre em busca de informações sobre o andamento do curso de reciclagem de dança.

Para trazer o curso intensivo de reciclagem de dança até Euclides da Cunha, a Tendinha Cultural agradece o apoio dado pelo Poder Público Municipal, Lua Hotel, Hotel Quirino, Sindicato dos Produtores e Criadores de Euclides da Cunha e Refrimóveis Santos Filho, Grêmio Cultural e Recreativo de Euclides da Cunha, além do site euclidesdacunha.com.

O sucesso da oficina de reciclagem de dança fez tamanho sucesso que os alunos já estão pensando nas próximas etapas que virão com certeza. Para dar seqüência ao aprendizado e aperfeiçoar as coreografias ensinadas, o velho poeta Ohniram Marinho participou ativamente de todas as aulas ministradas por Glauber Lima.

A Tendinha Cultural não pode parar disse o velho poeta com ar de preocupado por ainda não ter encontrado um local definitivo para sediar a Tendinha. .

Nenhum comentário: